Uma das questões que mais me fazem nas oficinas de formação de professores é:
Quais são os materiais essenciais para ter em sala e que ajudam a acalmar os miúdos?
Isto de “acalmar os miúdos” tem mesmo muito que se lhe diga. Não serão umas estratégias isoladas usadas de vez em quando que farão chegar o milagre da calma (sei bem que me entendes).
Há que trabalhar certas competências de inteligência emocional de forma mais profunda e estruturada. Contudo, existem algumas práticas que com pouco esforço e aplicadas com regularidade ou mesmo na rotina da tua sala, podem fazer uma GRANDE diferença.
Vou partilhar contigo 5 materiais “essenciais” ter uma sala de aula calma.
5 materiais “essenciais” que te ajudam a aplicar estratégias que melhoram o ambiente da sala de aula quase imediatamente, porque permitem o relaxamento, foco e atenção de alunos e professores/educadores.
Deixo-te estratégias que podemos usar, tendo em conta que nenhum destes materiais é algo xpto. São fáceis de encontrar à venda ou de os construir com os alunos e verdadeiramente simples de os usar.
Bola da Respiração
Esta é mesmo, mesmo, mesmo ganhadora. Os miúdos adoram, é super simples, barata e pode ir contigo para qualquer lugar.
A bola da respiração é uma Esfera de Hoberman, que se usa como referência visual do movimento respiratório. Assim, de forma divertida, introduz-se uma prática de Respiração Consciente.
Abre a bola calmamente à medida que inspiram pelo nariz.
Fecha a bola devagar à medida que expiram prolongadamente pela boca.
Dá para fazer individualmente ou em grande grupo. Podes fazer na rotina (ex. no início da manhã ou depois do intervalo) ou em momentos-chave (ex. antes de um momento onde será necessário mais concentração, depois de uma atividade mais agitada).
Clica aqui para veres um pequeno vídeo onde mostro como funciona a bola da respiração.
Pote da calma
Bolinhas de brilhantes, globos de neve, candeeiros de lava ou garrafas de glitter são materiais diferentes para aplicar a mesma estratégia.
Esta é mais uma das estratégias a que recorro frequentemente e os miúdos aderem de forma entusiasmada.
O princípio é: “agita, agita, agita” o interior do pote e respirando calmamente, observa atentamente como o glitter/neve/brilhantes vão assentando no seu interior.
Podes usar esta estratégia individualmente, em pequenos grupos ou para toda a turma.
Podes ver aqui como construir uma versão caseira deste pote da calma (clica aqui).
Cantinho da arte
O cantinho da arte é um espaço com alguns materiais disponíveis para que o aluno possa usar autonomamente em determinados momentos do dia (a definir em conjunto).
A arte e a criatividade são formas extraordinárias de expressar o que se passa no mundo interior de cada um de nós.
Este é um espaço para os alunos criarem, se conectarem consigo e transportarem as suas descobertas interiores para o papel.
Desenhar livremente, criar e/ou colorir mandalas são exercícios que treinam a atenção, acalmam e relaxam muitas crianças.
Os materiais disponíveis neste espaço podem ser folhas brancas ou coloridas lisas, diferentes mandalas impressas, labirintos impressos, papelinhos coloridos, etc.
Podes juntar lápis de cor, canetas de feltro, lápis de cera, pastéis secos ou de óleo, colas, entre outros.
Definam as regras de utilização que fazem sentido no vosso dia-a-dia e permite aos miúdos se entregarem a este tempo de criação individual e sem limites.
Bolinha anti-stress
Quem nunca apertou ferozmente uma bolinha anti stress e disse “Ahhhhh, é mesmo isto que eu preciso”.
Ao longo do dia vamos acumulando tensões, stress, agitação, frustração e o nosso corpo tem a necessidade de libertar essa energia acumulada.
Muitas vezes, isso acontece através do movimento. É uma perna que não pára de mexer, é uma mão a bater na mesa, é o rabo que não se mantém na cadeira… (reconheces a imagem, certo?)
A ideia da bolinha anti-stress é que os alunos vão reconhecendo esse acúmulo de energia e, com o tempo, possam usar a bola nesses momentos para libertar e exteriorizar de forma positiva.
É possível adquirir este material, ou construir com os alunos, enchendo balões coloridos com farinha.
Podes colocar vários balões sobrepostos para diminuir o risco de rebentar. Assim, os miúdos também podem decorar cada bolinha com a sua criatividade.
Inicialmente podes fazer uns jogos de exploração, porque vai ser uma algazarra e uma alegria usar estas bolinhas.
Com o tempo, é uma forma de calmamente e autonomamente os miúdos se regularem dentro da sala.
Áudios de Meditação Guiada
Está provado que realizar pausas meditativas para respirar e relaxar têm inúmeros benefícios na sala de aula, entre os quais:
- Melhora o ambiente em sala de aula,
- Diminui agressividade e reactividade,
- Aumenta concentração e o foco,
- Reforça relacionamentos positivos e a empatia,
- Reforça a auto-consciência e o conhecimento das emoções.
Uma forma simples de realizar estas pausas é usar alguns áudios gravados, onde os alunos sejam guiados num relaxamento do corpo, num exercício de respiração consciente ou até a um lugar de bem-estar e conforto.
Podes introduzir estas pausas na rotina diária facilmente. Meditar para as crianças é muitas vezes sinónimo de recorrer à sua imaginação e em poucos minutos, acabam por acalmar, relaxar e sentir-se mais preparadas para continuar o dia mais serenamente.
Clica aqui para saberes mais sobre o Programa “Crianças Calmas e Relaxadas: 6 meditações guiadas dos 4-10anos”
Já pensaste em várias soluções para acalmar os teus alunos, mas poucas ou nenhumas delas têm resultado?
Queres aprender técnicas claras e simples, adaptadas a diferentes contextos e ambientes, para ser incluído na rotina do dia-a-dia desde o primeiro momento?
Participa na Missão Calma: Como criar rotinas de calma na sala de aula. 100% Gratuita e com certificado!
Inscreve-te já na ligação abaixo:
https://julianabarroso.com/missao-calma-como-criar-rotinas-de-calma-na-sala-de-aula/
Autor: Juliana Barroso