PORQUE HÁ PEQUENAS PRÁTICAS QUE PODES FAZER PARA TER MAIS EQUILÍBRIO.
Quando viajamos de avião, antes da descolagem os hospedeiros de bordo fazem a demonstração das regras de segurança e mostram as saídas de emergência. Então, decerto já ouviste:
“ Em caso de despressurização, as máscaras de oxigénio cairão automaticamente. Puxe uma das máscaras, coloque sobre o nariz e a boca e ajuste o elástico à volta da cabeça. Em caso de viajar com crianças, coloque a sua máscara primeiro e só depois ajude-as a colocar as suas.”
Num avião a primeira pessoa a ter que colocar a máscara é o piloto. Sem piloto consciente e capaz de pilotar, o avião cai. Consegues perceber a metáfora poderosa que este exemplo traz?
Se és professora, educadora, mãe, cuidadora, também é imperativo que cuides de ti.
E se ao pensar que investires tempo em ti, que arranjares formas de responder às tuas necessidades e parares para te sentires com mais equilíbrio, te faz sentir que é um ato de egoísmo ou de menor, lembra-te da importância do piloto do avião.
Assim como as instruções do voo não são “coloque a sua máscara primeiro e ignore as necessidades dos que estão ao seu redor”. Do mesmo modo cuidares de ti não significa que deixas de olhar e responder às necessidades dos teus filhos, colegas, alunos, familiares. Significa sim, dar resposta às tuas necessidades primeiro para que possas estar no teu potencial maior para responderes melhor às necessidades dos que te rodeiam e precisam de ti.
Viver num ritmo de exigência constante leva a que o corpo segregue constantemente hormonas, como o cortisol, associada ao stress. Estados de stress prolongados no tempo levam a maiores probabilidade de síndromes de burnout (exaustão mental), níveis de ansiedade elevados, maior probabilidade de esgotamento e depressão.
Então, torna-se essencial ter um plano para manter o equilíbrio físico, mental e emocional. Fazer pausas restaurativas durante o dia, aprender a olhar para os sinais que o corpo nos dá, alterar algumas crenças, estar atento às emoções que afloram são formas de manter o equilíbrio e potenciar o bem-estar.
Então deixo-te 6 sugestões de práticas simples que podes usar no dia-a-dia, como se de uma máscara de oxigénio estivéssemos a falar:
- Respira conscientemente
- Faz pausas regulares
- Dá um passeio ao ar livre
- Medita
- Movimenta o corpo, fazendo alongamentos ou a dançar
- Faz uma automassagem
E para que possas começar já hoje preparei a pensar em ti, professora, educadora, profissional de educação ocupada, uma forma de poderes parar 10min e relaxar.
Vai aqui e transfere o áudio de meditação guiada que podes usar em casa, na tua sala ou no carro.
Autor: Juliana Barroso