Com exercícios de Meditação Guiada
Quero contar-te algo que aconteceu este fim-de-semana e uma mega novidade que surgiu daí.
No sábado passei o dia em formação com um grupo de 17 mulheres, mães e empreendedoras. Começamos logo de manhã por partilhar como temos passado.
Quando chegou a vez da Susana, vimo-la sem filtros e num momento de fragilidade que acredito muitas Mães e Mulheres estão neste momento.
A Susana, mulher guerreira, colocou a cara entre as mãos, o corpo tremia, não conteve as lágrimas e em tom meio desesperado, tal era a pressão em que estava, disse-nos:
“ Eu não aguento mais isto. Não consigo trabalhar e estar com as miúdas. É tudo em cima de mim (responsabilidades). Elas não páram 1min e não me largam.”
Várias de nós acolhemos a sua dor e desconforto. Disse-lhe com toda a sinceridade que também eu, neste confinamento, tenho sentido momentos destes. Outras mães partilharam a mesma experiência.
Ela continuou dizendo: “Já tive a ver o site da Juliana, para ver se encontrava alguma estratégia para me ajudar com elas e não vi nada”. Outras se juntaram ao coro a dizer “ sim, não tens nada que possamos fazer para acalmar os miúdos, para ajudá-los a se concentrarem e a se sentirem menos ansiosos?” é que “precisamos de ter alguns momentos de calma para cumprir com tarefas, uma forma de não nos zangarmos tanto com eles e de não perdermos a paciência a todo o momento”.
Estas palavras chegaram ao meu peito como uma bala. Bolas, nem quis acreditar.
Sim, claro que conheço estratégias! A melhor ferramenta que conheço para o que me estavam a relatar e que uso constantemente para mim, com os meus alunos e com o meu filho é a MEDITAÇÃO.
A meditação ajuda as crianças a relaxar, acalmar, sentirem-se menos agitados, a concentrarem-se mais facilmente, a perceber como se sentem e a regular as emoções e normalmente vêem-se efeitos práticos nos seus comportamentos.
Meditar quer dizer “voltar para dentro”, olhar para o que se passa connosco. Existem muitas técnicas de meditação, mas a intenção centra-se em nos relacionarmos com o que estamos a sentir e o que está a acontecer no nosso corpo, mente e emoções.
Apresentar práticas medtativas a crianças tem várias adaptações daquelas realizadas por adultos. São mais curtas, mais lúdicas e muitas vezes recorrerm à sua imaginação.
Eu construí vários recursos para os meus alunos, que continuam a usá-los mesmo em E@D e ainda não tinha arranjado forma de os partilhar com outros Pais e Professores. Pelos vistos, há muitos alunos e famílias que poderiam usufruir dos benefícios práticos, em especial neste momento exigente pelo qual passamos.
Por isso partilho convosco
“Crianças Calmas e Relaxadas: 6 áudios de meditações guiadas para crianças dos 4-10anos”
Estas meditações usam diferentes estratégias para que sirvam diversas crianças.
São 6 áudios que podem ser feitos:
- De pé, sentados ou deitados;
- umas práticas são activas, com movimento do corpo, outra para realizar com o corpo parado;
- Podem ser realizados no interior ou exterior;
- De olhos abertos ou fechados;
- Com recurso aos 5 sentidos ou à imagainação (através de visualização criativa).
Guia de apoio para meditações felizes
Juntei um guia de apoio à realização destas meditações. Neste guia respondo a perguntas que pais e professores me foram colocando ao longo dos anos. Por exemplo “Como devo preparar o ambiente?“, ” Em que momento do dia devo fazer a meditação?”, ” Se o meu filho/aluno não aceitar fazer, como devo reagir?”.
Adicionei um conjunto de informações específicas para cada uma das meditações. Para que possas saber em que situações são mais aconselháveis fazê-las.
Esta informação é relevante dependendo da intenção que colocam em cada prática. Há umas que são melhores para relaxar, outras para refocar e concentrar, outras para ficar mais conectado com o ambiente.
Estes áudios podem ser usados em qualquer local e em diversas situações. Há professores das escolas onde colaboro, a usar em casa com os seus filhos, em sessões síncronas de E@D, ou enviando como propostas às famílias para que TODOS possam usufruir de mais equilíbrio e bem-estar emocional. São estas as meditações que costumo realizar em sala de aula e que te podem servir quando voltarmos para a escola.
Sei que impactam positivamente o dia-a-dia dos meus alunos e que podem fazer a diferença na tua vida e dos teus alunos.
Autor: Juliana Barroso