OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO SÓ SÃO OBSERVÁVEIS SE A PRÁTICA FÔR REGULAR
Quando nos iniciamos na meditação, uma das maiores dificuldades é conseguirmos que passe a ser uma rotina do dia-a-dia. Esta dificuldade não é só com a meditação, também acontece quando inicias uma prática desportiva, uma dieta, no fundo, uma nova rotina.
Então, para aumentar a probabilidade de sucesso na implementação dessa nova rotina, há alguns passos que deves implementar.
Para fazer da meditação um hábito diário, garante que cumpres estes 4 passos:
1. Define um lugar:
Arranja um lugar para realizares a tua prática. Não tem que ser um sítio com algo em particular. Basta que seja calmo e que não te interrompam. Podes decidir meditar na cama do teu quarto, sentado o carro ou numa cadeira da tua secretária. O importante é que definas onde o vais fazer.
2. Estabelece um horário regular:
Analisa o teu horário habitual e percebe em que momento do dia é mais fácil fazeres uma pausa. Pode ser logo depois de acordar, àhora do almoço, depois de saires da escola ou antes de deitar. Define o horário e cria a rotina.
3. Facilita o início:
Como é que se facilita o início? Tendo sempre “à mão” o que precisas para a tua prática. Se usas um áudio ou gostas de ter música, garante que tens no teu tlm,pc, pen ou um rádio no espaço que vais fazer a tua prática. Assim, diminuis a probabilidade de dizer ” Faço mais tarde, agora não tenho aqui música…”
4. Determina a duração:
Uma forma de não te sentires ansiosa quando inicias a prática é definires à priori a duração dessa meditação. Podes determinar que é 1min ou até várias horas. Assim, sabes que terminas a tempo de responder a outras tarefas.
Autor: Juliana Barroso