Porque a atenção é uma competência que se pode treinar
Um dos maiores desafios que ouço repetidas vezes de professores é: “estão sempre de cabeça no ar”, ” não se conseguem concentrar”, “já não sei o que fazer para terem atenção”….reconheces?
Então, deixa-me dizer-te que a atenção é uma competência que se deve treinar, porque nenhum de nós nasce com essa competência totalmente desenvolvida.
Quando dizemos que os miúdos não se conseguem concentrar o que estamos a dizer é que por diversas razões, as crianças não estão a conseguir accionar o mecanismo de “Atenção Selectiva”.
De acordo com Goleman a Atenção Selectiva é a capacidade neuronal para nos concentrarmos apenas num alvo, ignorando ao mesmo tempo um mar ondulante de estímulos, cada um deles um foco potencial.
O que ele quer dizer é que estamos constantemente a receber estímulos do ambiente em nosso redor através dos nossos 5 sentidos. Para nos conseguirmos “concentrar” temos que ignorar esses estímulos e focar naquele que queremos ou devemos em determinado momento. Então, é preciso treinarmos esta capacidade neuronal, para que o cérebro esteja estimulado a usá-a com mais facilidade.
Um dos grandea problemaa está na quantidade de vezes que os miúdos se distraem. Para conseguirmos desvendar o que leva os miúdos a se distrairem é bom termos em mente existem 2 tipos principais de distrações.
- Distrações sensoriais: Enquanto estás a ler este texto tens que ignorar o que se passa na margem do computador ou telemóvel, asim como estímulos de barulhos, cheiros, sensações corporais, etc.
- Distrações emocionais: são os sinais emocionalmente densos resultantes do remoinho emocional a que estamos sujeitos. Uma discussão ou desavença que nos traz um conjunto de pensamentos que constantemente interrompem o foco. É por uma boa razão: para nos levar a pensar até ao fim e o que fazer àcerca do que nos está a preocupar.
Então há várias coisas que podes fazer para os teus alunos tenham cada vez mais capacidade de ativar esta competência da “Atenção Selectiva”:
- Diminuir os estímulos no ambiente (ex. visuais)
- Garantir que os alunos se sentem emocionalmente equilibrados
- Usar estratégias que accionem a “Atenção Selectiva” com práticas interessantes
- Trabalhar em blocos de tempo, entre momentos de concentração e momentos mais relaxados e de pausa
- Treinar a Atenção com pequenos exercícios
Para poderes começar já a pôr as mãos na massa, deixo um vídeo com uma proposta de actividade para treinar a esta competência da Atenção Selectiva. Este é um exemplo de exercício simples e divertido que podes fazer com os teus alunos no dia-a-dia dentro e fora da sala.
Diz-me nos comentários quando é que vais começar a treinar a Atenção dos teus alunos?
Autor: Juliana Barroso