6 passos simples para saberes como meditar
Ao meditarmos regularmente estamos a beneficiar as nossas vidas, reduzindo níveis de stress e ansiedade, aumentando o nosso autoconhecimento, diminuindo agressividade e impulsividade, entre muitos outros benefícios.
Antes de falar em como podemos fazer para ter uma prática inicial de meditação é importante perceber o que é meditar. Meditar é focar a nossa atenção intencionalmente no nosso corpo, mente e emoções, sem julgamentos.
Ao contrário do que muitas vezes ouvimos, meditar não é esvaziar a mente ou deixar de ter pensamentos.
Na verdade, esse é um dos maiores mitos sobre meditação e diria que é a razão principal para afastar muitas pessoas desta ferramenta extraordinária. Ao longo dos anos tenho-me cruzado com muitas pessoas que me dizem que já experimentaram uma meditação e não conseguiram.
Pergunto-lhes “não conseguiste o quê?”
E invariavelmente respondem-me: “ahhh, estar quieta e sem pensar não é para mim. Eu sou uma pessoa muito agitada e não consigo fazer isso”
Digo-lhes sempre “ Eu também nunca deixei de pensar e já pratico meditação há muitos anos”.
Existem muitas formas e técnicas diferentes de meditar, ao contrário do que possas pensar. Sentada, deitada, a andar, parada e em movimento, com música e sem música, no interior e no exterior, através de visualização, de forma guiada, focando na respiração, entre outras possibilidades. Podes experimentar e veres qual se adapta melhor a ti.
Meditar não precisa de ser muito complexo. Basta parar, fechar os olhos, olhar para dentro e observar a respiração. Isto pode ser feito em qualquer lugar, sem qualquer material especial e durante o tempo que decidirmos.
Para iniciar uma prática meditativa podemos respirar conscientemente, observando o ar a entrar e a sair e notando quando a mente divaga. Aprender como voltar a atenção e mantê-la na respiração é a intenção. Respirar deste modo pode servir como âncora, dando-nos mais consciência do que se passa no nosso corpo e mente, permitindo ficar mais alerta do momento presente.
Como meditar?
Senta-te confortável
– Senta-te numa posição confortável com as costas direitos, os pés bem assentes no chão. Garante (inicialmente) que estás num local em que não te interrompam.
Define um tempo
– Inicialmente podes definir um tempo curto, 3, 5 ou 10 min.
Observa o corpo
– Retira uns momentos para sentir o teu corpo.
– Podes escolher fechar os olhos.
– Sente os pés bem assentes no chão, a forma como o teu corpo se encontra contra a superfície em que estás sentada.
– Percepciona se sentes diferentes temperaturas, por exemplo entre zonas cobertas com roupa e a face.
– Repara se estás tensa, agitada ou calma e tranquila (por exemplo).
Observa a respiração
– Sentir o ar a entrar no corpo, ouvindo se faz algum som,sentindo as sensações físicas na zona do nariz ou boca.
– Notar todas as sensações físicas no caminho até aos pulmões. Movimento do peito, da barriga, quaisquer outras sensações, é uma respiração profunda ou superficial, traz algum desconforto ou é calma e relaxada.
– Sentir o ar a sair do corpo, e todas as sensações desse movimento.
– A intenção é observar e não controlar o movimento respiratório.
Repara se a mente divaga
– Sempre que perceberes que a tua mente viajou até outro lugar, observa para onde foi. Volta ao movimento da respiração
Termina
– Respira fundo, volta a abrir os olhos, coloca um sorriso no rosto e continua o teu dia.
É isto, acabaste de realizar uma meditação.
Se quiseres outras ideias para o teu dia-a-dia deixo-te algumas: lava as mãos notando todas as sensações e pensamentos conscientemente; observa a forma como caminhas e todas as sensações físicas e pensamentos quando te diriges à tua sala de manhã.
Gostavas de ter um audio de meditação guiada para poderes relaxar em qualquer lado quando tens 5 min para investir em ti?
Então preenche o formulário abaixo e acede a uma meditação guiada de oferta, especial para ti
Autor: Juliana Barroso