5 Ted Talks para despertar a curiosidade e inteligência emocional de educadores
Se nunca ouviste falar de TED Talks, deixa-me te apresentar este conceito que tem vindo a ganhar fãs por todo o mundo.
São conferências que acontecem pelo Mundo, com menos de 20 min, organizadas pela Fundação Sapling (sem fins lucrativos) desde 1990 ou por organizadores locais independentes (TEDx).
As conferências são facilitadas por especialistas ou pessoas com ideias, experiências ou projectos de especial relevo e que com o mote de serem “Ideias que merecem ser Disseminadas”.
O seu reconhecimento cresceu ao serem partilhadas gratuitamente na internet, funcionando como uma autêntica biblioteca digital dos mais variados temas.
São uma forma simples e divertida de descobrir sobre temas e ideias das mais variadas áreas, com a certeza de que a informação é autêntica, de qualidade e atualizada.
Escolhi 5 Ted talks especialmente para Profissionais de Educação, que despertam curiosidade, fazem o coração palpitar de alegria e abordam o tema da educação emocional.
(Nota: todas as palestras que escolhi estão em inglês, mas têm a possibilidade de ativar legendas em Português, através do ícone das legendas no vídeo)
#1 Porque todos precisamos de praticar Primeiros Socorros Emocionais
Por Guy Winch, psicólogo
Quando nos sentimos doentes ou com algum incómodo físico vamos ao médico sem qualquer questão ou dificuldade.
Contudo, quando sentimos algum desconforto ou dor emocional tendemos a procrastinar e adiar a procura de um profissional de saúde qualificado.
Muitos de nós acabam por lidar sozinhos com questões comuns do foro psicológico, como perda, culpa, stress, solidão
Nesta conferência, o psicólogo Guy Winch apresenta a ideia de que devemos praticar higiene emocional, ou seja, cuidar da nossa mente e das nossas emoções do mesmo modo que cuidamos do nosso corpo.
#2 Como Escapar ao Vale da Morte da Educação?
Por Sir Ken Robinson, professor universitário, consultor internacional em educação e palestrante.
Sir Ken Robinson, com a sua forma divertida e emocionante de palestrar, argumenta como podemos sair do “vale da morte” educacional em que nos encontramos e como nutrir e fazer florescer as gerações de crianças e jovens, num clima de infinitas possibilidades.
Fala-nos de 3 princípios cruciais para a mente se desenvolver de forma criativa e como a nossa cultura educacional funciona tantas vezes contra esses princípios.
# 3 Ouvir a Vergonha
Por Brené Brown, professora universitária e investigadora sobre coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia.
Esta é uma palestra baseada nas 2 décadas de investigação científica da autora. Ela defende que muitos comportamentos que exteriorizamos ou que acabamos por bloquear são altamente influenciados pelo sentimento de vergonha.
A vergonha é uma epidemia silenciosa que correlaciona com vulnerabilidade e coragem.
Porque um dos maiores atos de coragem que podemos demonstrar é enfrentar a vergonha de frente e ver o desenrolar da nossa vida.
#4 As crianças comandam!
Por Kiran Sethi, fundadora da escola Riverside em Ahmedabad, na Índia. Ganhou global Teacher Prize
Kiran Sethi, partilha nesta comunicação como a escola que fundou na Índia educa crianças para se tornarem líderes nas suas comunidades, sob o mote “eu consigo!”
Ela mostra como os alunos resolvem questões e problemas que identificam nas suas comunidades e como inspiram outras crianças a fazer o mesmo por toda a Índia.
Super Inspirador.
#5 Brincar é mais do que diversão
Por Stuart Brown, professor, investigador sobre brincar e psiquiatra
Brown, apresenta a ideia, a partir das suas investigações, de que brincar é um ato tão vital à sobrevivência do ser humano, como dormir ou comer.
Então, ele vê o ato de brincar que se mantém ao longo da nossa evolução como uma entidade biológica separada de outras, e refere que brincar não terá só um papel lúdico e de diversão.
Fala sobre a neurociência do brincar e o quão importante é para desenvolver a capacidade de resolução de problemas.
________________________________________________________________________________________________
Quero convidar-te a dares um passo na direção da CALMA!
Muitos Professores e Educadores me dizem “Oh Juliana, é impossível colocar as crianças a meditar!”… Eu aceitei o desafio! E construi um programa rápido com implementação imediata para que possas levar a meditação até às tuas crianças!
Participa no Programa “Como Colocar Crianças a Meditar”
INSCREVE-TE JÁ AQUI.