Dicas simples para chegares ao final do dia com mais energia
Passamos os dias num corre corre frenético. Os afazeres acumulam-se e saltitamos de tarefa em tarefa, usando e abusando do corpo e da mente. Fazendo e exigindo sempre mais, sempre melhor!
Acabamos o dia exaustas, sem espaço mental e sem saber bem como acabar com mais um plano, mais umas grelhas, aquelas avaliações ou preparação de mais uma reunião que ainda está por fazer.
Muitas vezes pensamos em cuidar de nós, em arranjar tempo para nos nutrirmos e descansarmos, mas acabamos por sentir que é quase mais uma obrigação, mais um peso e vamos deixando andar. Acreditamos que esse tempo é algo egoísta e preferimos continuar a dar e a cuidar dos outros.
Um dos segredos do bem-estar e do auto-cuidado é arranjar pequenas bolsas de tempo ao longo do dia para parar o corpo, sentir e refocar a mente que estejam integradas na rotina diária normal.
Isso pode ser feito de várias formas e investindo a quantidade de tempo possível à nossa realidade. Na verdade podemos sentir impactos positivos destas pausas com duração de 1min até várias horas.
Infelizmente, a grande maioria de nós, não tem várias horas por dia regularmente para poder parar. Mas todas nós temos um momento a meio da manhã, à hora do almoço, quando chegamos ao carro depois de sair do trabalho, naqueles minutos anteriores à reunião começar, etc etc etc
Algumas das ideias que te deixo a seguir podem até ser feitas com os teus alunos na sala de aula, com as colegas na pausa do almoço ou com os teus filhotes no regresso a casa.
O factor mais importante é a intencionalidade com que as estás a fazer. Ao dizeres à tua mente e ao teu corpo estes 5 min são para mim e te centrares no teu mundo interior, verás benefícios extraordinários nos teus níveis de energia, na tua capacidade de concentração e no espaço que crias internamente para lidar com questões quotidianas.
20 ideias simples para pausas que te trazem bem-estar em poucos minutos:
- Retira uns momentos para alongar e espreguiçar o corpo
- Faz uma auto-massagem a uma zona tensa do corpo
- Vai lá fora e caminha (mesmo que por poucos minutos)
- Usa um momento para respirares calma e profundamente
- Toma um chá ou café serenamente
- Toma um banho relaxante
- Pára o corpo e observa como te estás a sentir. Dá nome às emoções que estás a sentir
- Telefona a um amigo(a) ou familiar com quem já não falas há algum tempo
- Faz uma playlist com músicas que te dão energia e te centram
- Senta-te ou deita-te de olhos fechados por uns momentos
- Vai lá fora e concentra-te nos sons da natureza
- Começa um projecto de malha ou crochê
- Abraça alguém durante 1 min
- Dança uma música que gostes
- Faz “doodling” durante uns minutos
- Cria uma frase positiva e usa-a para refocares a mente
- Faz uma meditação guiada
- Vê fotos de momentos que te tragam calma e alegria
- Pensa em 3 coisas pelas quais estás grata
- Fecha os olhos e imagina um lugar calmo e sereno
Se mesmo assim continuares a sentir que vives permanentemente em esforço, stressada, cansada e assoberbada… Se tens um sentimento de estar sempre a correr e a falhar, mas continuas sem saber o que fazer para mudar aquilo que sentes.
>>CLICA AQUI E DESCOBRE COMO ReEquilibrar E RECUPERAR A ENERGIA E LEVEZA DE VIVER
Autor: Juliana Barroso